Inflamação Gengival

25-04-2009 10:53

 

A Placa Dental, o Tártaro e Procedimentos de Limpeza

 

Os pacientes frequentemente confundem placa e tártaro e qual a relação entre eles.

Placa é uma película fina que se forma constantemente em todas as partes dos dentes; ela é composta por bactérias, produtos por ela excretados e saliva.

De qualquer modo, a placa que se forma ao longo da gengiva e entre os dentes (locais de difícil limpeza com a mera utilização de escova dental) pode ser muito prejudicial.

A formação de placa é o principal fator no desenvolvimento das doenças periodontais (segunda maior causa de perda de dentes). Combater a placa é indispensável para uma boa saúde oral.

A placa está constantemente se formando após a escovação. Por este motivo é necessário a utilização de fio dental todos os dias, assim como escovar os dentes ao menos três vezes por dia (o ideal seria que tais procedimentos fossem após qualquer refeição).

A placa que não é removida através do uso regular da escova e do fio dental podem endurecer e se tornar no desagradável tártaro. Esta crosta depositada, se adere firmemente ao dente, que só pode ser removida pelo Cirurgião-Dentista.

 

 

Você pode ajudar a reduzir a formação do tártaro através:

a) Da escovação regular e bem feita.

b) Da utilização de fio dental.

c) Efetuar uma limpeza com o Cirurgião- Dentista na frequência por ele recomendada (ao menos uma vez a cada seis meses).

Os indivíduos tem enorme variação de suscetibilidade à placa e ao tártaro. Para a maior parte das pessoas, sua formação é cada vez mais rápida conforme envelhecemos.

Combater o tártaro é indispensável para uma saúde oral à longo prazo.

A literatura odontológica também relata que, frequentemente, a tendência a desenvolver tártaros é inversamente proporcional à tendência de ter cáries. Tal fato leva muitas pessoas a não procurarem o Cirurgião- Dentista, uma vez que o tártaro é indolor. Entretanto, seu acúmulo em excesso, leva à uma gengivite que, não tratada, evoluirá para uma periodontite que em seu último grau ocasionará a perda do(s) dente(s) (também indolor).

Muitos casos existem de pessoas que perderam grande parte de seus dentes desta forma. O primeiro sintoma da periodontite é a mobilidade do dente, devido à perda óssea ocorrida.

A gengiva deve ter uma cor rosa pálido com aspecto de casca de laranja (porosa), não vermelho vivo e lisa. O sangramento gengival, quando da escovação ou da utilização do fio dental é o sinal indubitável de gengivite, que poderá evoluir para uma periodontite (doença periodontal). Neste caso, procure o Cirurgião- Dentista.

Certifique-se de seguir as orientações do Cirurgião- Dentista no cuidado doméstico com sua saúde bucal.

 

—————

Voltar